chuvas_igarapes_jacarei
Moradores reclamam das condições das ruas no bairro Igarapés
Laryssa Prado/Meon
As fortes chuvas na RMVale têm causado prejuízos em diversas cidades. Em Jacareí, alguns moradores tiveram suas casas invadidas pela água, outros têm dificuldade na locomoção e no descarte de resíduos.
De acordo com Rosilene Fernandes, moradora do bairro Igarapés, há cerca de duas semanas o caminhão de coleta de lixo não passa na rua onde ela reside. “Eu liguei duas vezes na Ambiental e eles me falaram que não tinha condições por causa da chuva e da lama, ou seja a estrada ruim. Mas outros caminhões têm subido até aqui”, conta. A coleta de lixo também não está sendo realizada no bairro Veraneio Ijal. 
Outra moradora, que preferiu não se identificar, relatou que precisa usar sacos plásticos nos pés para poder chegar até o ponto de ônibus para ir trabalhar. "É tanta lama que a gente não tem por onde passar. Até de carro é difícil, porque tem muitos buracos e a chuva só piora", relata.
Chuva deixa moradores de Jacareí sem coleta de lixo e inunda casas (Laryssa Prado)
A coleta está parada no Igarapés
Laryssa Prado/Meon
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informou ao Meon que está ciente dos problemas nas vias dos bairros Igarapés e Veraneio Ijal, mas devido às chuvas constantes, as máquinas de manutenção estão atendendo outros bairros do município, que estão em situação precária e necessitam de urgência. Em nota, a prefeitura afirmou que após o término destes trabalhos, a secretaria retomará os serviços.
"A Secretaria de Meio Ambiente esclarece, ainda, que estes dois bairros estão com coleta de lixo prejudicada porque os caminhões estão tendo dificuldades em transitar pelas ruas, devido o excesso de chuvas. Todas as secretarias envolvidas estão empenhadas em resolver a situação, com vistorias e estudos técnicos nos locais."
Casas interditadasNo último fim de semana (21 e 22),  duas casas foram interditadas pela Defesa Civil no bairro Rio Comprido, que fica na divisa entre as cidades de Jacareí e São José dos Campos. Devido ao grande volume de água das chuvas, o rio que corta o local transbordou, alagando ruas e invadindo a casa de moradores. De acordo com a prefeitura, a Defesa Civil segue monitorando o local e todas as ações de emergência estão sendo tomadas para minimizar o impacto no dia a dia dos moradores. A prefeitura ainda ressalta que é necessário cuidar das residências, não deixar lixo ou entulho acumulado, manter limpos calhas, telhados, quintais.
Funcionários das Secretarias de Assistência Social e Infraestrutura também estiveram no bairro dando suporte aos moradores. Foram doados colchões para as famílias necessitadas e houve orientação sobre os perigos da leptospirose. Além disso, foi realizado o cadastramento para acompanhar as famílias durante essa semana.
Metereologia A ocorrência de fortes chuvas em todo o estado de São Paulo ocorre devido à presença de uma zona de convergência do Atlântico Sul e é considerada normal pelos metereologistas do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).  "Esse sistema meteorológico contribui para que haja o aumento da umidade. Com o tempo muito úmido e com toda essa nebulosidade, principalmente na parte da tarde, quando em contato com o calor, se intensifica a instabilidade e ocorrem essas pancadas de chuva que podem ser localmente fortes à tarde e à noite, podendo ser acompanhadas de descarga elétrica", diz o metereologista Caetano Mancini.
De acordo com Caetano, a tendência é que ao longo dessa semana a previsão não apresente nenhuma diferença significativa. "Até pelo menos no domingo deve continuar essa condição de nebulosidade e pancadas de chuva relativamente fortes. Mas não se descarta que em alguns momentos haja a abertura de sol, principalmente no início e final da manhã", conta. As temperaturas devem ficar um pouco mais amenas ao longo da semana.
Em caso de dúvidas ou alguma ocorrência em decorrência das chuvas, a população de Jacareí pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199, que funciona 24h.