Milena Aurea / A Cidade

Um adolescente foi apreendido depois de invadir uma base da Polícia Militar com uma marreta e destruir os vidros de uma viatura estacionada no pátio, na tarde deste domingo (3), , no Quintino Facci 2, zona Norte de Ribeirão Preto.
Era por volta das 12h30 do domingo, quando armado com a marreta, o adolescente pulou uma grade e um muro da base da rua Deputado Orlando Jurca, 164, e passou a golpear todos os vidros da viatura. Durante os golpes, o adolescente cortou o pulso direito.
Ao perceber a ação do infrator, um dos PMs de plantão na unidade, determinou que soltasse a marreta. O adolescente desacatou a ordem e ainda partiu para cima do policial com a ferramente. O PM só conseguiu detê-lo após efetuar dois disparos. Nenhum dos tiros acertou o menor. O adolescente se rendeu, deitando no chão, onde foi contido pelos policiais.
Como o menor estava ferido, os policiais o levaram à UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) do Quintino Facci 2 e, posteriormente ao Santa Lydia, onde recebeu os curativos e liberado.
O adolescente foi conduzido à Central de Polícia Judiciária, onde teria passado a ofender e a desacatar os policiais militares. Questionado pelas autoridades da Polícia Civil a razão do vandalismo, o adolescente teria respondido que “ficou louco” por “ter cheirado pó e bebido”.
O caso foi registrado como dano ao patrimônio público, desacato, desobediência e ameaça. A marreta foi apreendida e solicitada pericia do Instituto de Criminalística na viatura e no local dos disparos. 
Segundo a Polícia Civil, já existia um mandado de busca e apreensão do menor pela acusação de tráfico de drogas. Por esse motivo e pela atitude violenta contra os policiais, ele foi recolhido e encaminhado ao NAI (Núcleo de Atendimento Integrado), onde ficaria à disposição da Justiça.
A reportagem questionou a PM o total de prejuízos do vandalismo e se a conta será endereçada à família do adolescente, mas ainda não obteve a resposta.

ACidade ON acompanha. ACidadeON/Ribeirao  Da reportagem