MATÉRIA PARA SEXTA- FEIRA - DIA 15/08/14
VAMOS RIR UM POUQUINHO ANTES DA LEITURA.
Jogando Água Gelada na Praia | Pegadinha com Ivo Holanda
www.youtube.com/watch?v=MVunq_TCjP414/10/2013 - Carregado por PEGADINHAS & ETC - THE ORIGINAL CHANNEL!
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August 14, 2014 - 02:00
Alckmin sanciona lei que veta revista em presídios
Medida era considerada vexatória para mulheres que visitam parentes presos em unidades estaduais
Caroline LopesEspecial para O Vale
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou nesta terça-feira lei que proíbe a revista íntima em visitas nos presídios de todo Estado. Com a medida, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) tem 180 dias para substituir as inspeções por vistorias com Raio-X, detectores de metais e scanners.
Na região, setores ligados ao sistema carcerário comemoraram a decisão. A Defensoria Pública, por exemplo, havia iniciado uma campanha para pressionar o governador do Estado a promulgar a nova legislação, aprovada pela Assembleia Legislativa desde julho.
“É uma vitória, sem dúvida. A vistoria íntima é vexatória, inibe as mulheres de visitarem seus parentes, o que dificulta a ressocia-lização”, afirma o defensor da Vara de Execuções Penais de São José dos Campos, André Eugênio Marcondes.
José Aparecido Dinallo, da Pastoral Carcerária na região de São José dos Campos e Taubaté, também ficou satisfeito. “A Igreja vê a sanção com um sabor de vitória. A revista íntima era um constrangimento ainda para crianças e adolescentes, além das mulheres. Só feria a dignidade das pessoas, sendo ineficaz no combate à entrada de drogas e de celulares nas unidades prisionais”.
Fiscalização. O defensor Marcondes afirma que o desafio, será garantir a concretização da lei. “Vamos atuar firme na fiscalização, para garantir que a nova lei seja realmente cumprida nas unidades prisionais da região”.
Custo. O alto custo de se implantar scanners nas 160 unidades prisionais do Estado era o principal argumento do governador para resistir em aprovar a lei. Atualmente todos os presídios possuem detectores de metais, incapazes de identificar a presença de drogas.
O Raio-X também tem limitações para flagrar entorpecentes. Em entrevista coletiva em julho, Alckmin chegou a estimar em R$ 500 mil o preço de um único scanner, o que implicaria em despesa mínima de R$ 80 milhões para prover todo o sistema.
O texto sancionado anteontem afirma, no 6º artigo, que “as despesas resultantes da execução desta lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias”.
O defensor de Execuções Penais de São José acredita que a sanção demonstra que a falta de verbas nunca foi um argumento sólido. “São Paulo é um Estado rico. Dinheiro nunca foi o problema”.
Outro lado. Em nota, a SAP afirma que analisará de onde virá a verba. “A aquisição de equipamentos e o cronograma para adequações serão objeto de estudo”. A Secretaria, que tem seis meses para cumprir a lei, descartou antecipar o fim da revista. “Nesse período, o ingresso de visitantes será feito conforme a lei vigente”.
Saiba mais
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou nesta terça-feira lei que proíbe a revista íntima em visitas nos presídios de todo Estado. Com a medida, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) tem 180 dias para substituir as inspeções por vistorias com Raio-X, detectores de metais e scanners.
Na região, setores ligados ao sistema carcerário comemoraram a decisão. A Defensoria Pública, por exemplo, havia iniciado uma campanha para pressionar o governador do Estado a promulgar a nova legislação, aprovada pela Assembleia Legislativa desde julho.
“É uma vitória, sem dúvida. A vistoria íntima é vexatória, inibe as mulheres de visitarem seus parentes, o que dificulta a ressocia-lização”, afirma o defensor da Vara de Execuções Penais de São José dos Campos, André Eugênio Marcondes.
José Aparecido Dinallo, da Pastoral Carcerária na região de São José dos Campos e Taubaté, também ficou satisfeito. “A Igreja vê a sanção com um sabor de vitória. A revista íntima era um constrangimento ainda para crianças e adolescentes, além das mulheres. Só feria a dignidade das pessoas, sendo ineficaz no combate à entrada de drogas e de celulares nas unidades prisionais”.
Fiscalização. O defensor Marcondes afirma que o desafio, será garantir a concretização da lei. “Vamos atuar firme na fiscalização, para garantir que a nova lei seja realmente cumprida nas unidades prisionais da região”.
Custo. O alto custo de se implantar scanners nas 160 unidades prisionais do Estado era o principal argumento do governador para resistir em aprovar a lei. Atualmente todos os presídios possuem detectores de metais, incapazes de identificar a presença de drogas.
O Raio-X também tem limitações para flagrar entorpecentes. Em entrevista coletiva em julho, Alckmin chegou a estimar em R$ 500 mil o preço de um único scanner, o que implicaria em despesa mínima de R$ 80 milhões para prover todo o sistema.
O texto sancionado anteontem afirma, no 6º artigo, que “as despesas resultantes da execução desta lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias”.
O defensor de Execuções Penais de São José acredita que a sanção demonstra que a falta de verbas nunca foi um argumento sólido. “São Paulo é um Estado rico. Dinheiro nunca foi o problema”.
Outro lado. Em nota, a SAP afirma que analisará de onde virá a verba. “A aquisição de equipamentos e o cronograma para adequações serão objeto de estudo”. A Secretaria, que tem seis meses para cumprir a lei, descartou antecipar o fim da revista. “Nesse período, o ingresso de visitantes será feito conforme a lei vigente”.
Saiba mais
Revista íntimaO governador Geraldo Alckmin sancionou nesta terça-feira, 12, lei que proíbe a revista íntima para visitantes do sexo feminino em presídios estaduais
PrazosA SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) tem 180 dias para comprar scanners, detectores de metais e Raio-X. Eles substituirão as revistas íntimas
ConstrangimentoMulheres são obrigadas a agachar, nuas, três vezes de frente e três vezes de costas para inspetoras, em cima de espelhos. Elas têm ainda que sentar sem roupas em bancos sem proteção e higiene
Detalhes ainda serão estudados
São José dos Campos
Embora tenham aprovado a sanção do governador à lei que proíbe a revista íntima, representantes ligados ao sistema carcerário regional se preocupam com um dos artigos vetados. O projeto de lei previa que gestantes e pessoas portadoras de marca-passo não seriam submetidas à “revista mecânica, devendo a administração prisional autorizar seu ingresso no estabelecimento”. Alckmin vetou o artigo por questões de segurança.
O defensor de Execuções Penais de São José, André Eugênio Marcondes, diz que é preciso acompanhar a regulamentação. “A lei não prevê todas as hipóteses e será preciso analisar como será feita a vistoria nesses casos”, afirmou.
O mesmo pensa José Aparecido Dinallo, da Pastoral Carcerária na região de São José dos Campos e Taubaté. “Vencida a principal batalha, agora vai ter que olhar para os detalhes, ver como o sistema prisional se adaptará. São poucas as mulheres grávidas, mas é preciso garantir que o direito delas também seja cumprido”.
PrazosA SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) tem 180 dias para comprar scanners, detectores de metais e Raio-X. Eles substituirão as revistas íntimas
ConstrangimentoMulheres são obrigadas a agachar, nuas, três vezes de frente e três vezes de costas para inspetoras, em cima de espelhos. Elas têm ainda que sentar sem roupas em bancos sem proteção e higiene
Detalhes ainda serão estudados
São José dos Campos
Embora tenham aprovado a sanção do governador à lei que proíbe a revista íntima, representantes ligados ao sistema carcerário regional se preocupam com um dos artigos vetados. O projeto de lei previa que gestantes e pessoas portadoras de marca-passo não seriam submetidas à “revista mecânica, devendo a administração prisional autorizar seu ingresso no estabelecimento”. Alckmin vetou o artigo por questões de segurança.
O defensor de Execuções Penais de São José, André Eugênio Marcondes, diz que é preciso acompanhar a regulamentação. “A lei não prevê todas as hipóteses e será preciso analisar como será feita a vistoria nesses casos”, afirmou.
O mesmo pensa José Aparecido Dinallo, da Pastoral Carcerária na região de São José dos Campos e Taubaté. “Vencida a principal batalha, agora vai ter que olhar para os detalhes, ver como o sistema prisional se adaptará. São poucas as mulheres grávidas, mas é preciso garantir que o direito delas também seja cumprido”.
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August 14, 2014 - 17:28
Família é roubada e feita refém em condomínio fechado em Taubaté
Crime aconteceu na noite desta quarta-feira, no bairro Cataguá
Taubaté
Uma família foi assaltada e feita refém na noite dessa quarta-feira em uma casa de um condomínio fechado no bairro Cataguá, em Taubaté.
O crime aconteceu quando uma das vítimas estava do lado de fora da casa. Ela foi surpreendida por criminosos que teriam invadido o condomínio pelos fundos.
Os bandidos amarraram os moradores da casa e levaram dinheiro, aparelhos eletrônicos, joias e um carro, que foi encontrado no bairro Belém pouco depois. Ninguém foi preso.
O crime aconteceu quando uma das vítimas estava do lado de fora da casa. Ela foi surpreendida por criminosos que teriam invadido o condomínio pelos fundos.
Os bandidos amarraram os moradores da casa e levaram dinheiro, aparelhos eletrônicos, joias e um carro, que foi encontrado no bairro Belém pouco depois. Ninguém foi preso.
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Homem fica gravemente ferido após explosão em Taubaté, SP
Segundo bombeiros, vítima estava realizando mistura ilegal para balões.
Paciente está internado em estado grave no Hospital Regional da cidade.
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Redução na vazão do Jaguari pode afetar abastecimento de água no Vale
Medida pode esvaziar reservatórios de Paraibuna e Santa Branca, diz ONS.
Bacia abastece parte do Vale e municípios de São Paulo e Rio de Janeiro.
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Três são presos com 50 tabletes de maconha na Rodovia dos Tamoios
Abordagem da polícia foi feita no trecho de Paraibuna da rodovia.
Droga estava escondida em dois carros abordados pela polícia.
Três homens foram presos com 50 tabletes de maconha na noite desta quarta-feira (13) na Rodovia dos Tamoios. A abordagem foi feita por volta das 23h30 no trecho de Paraibuna.
Segundo a Polícia Militar, a droga estava escondida em dois carros, que foram abordados por policiais em pontos distintos - um na altura do km 29 e o outro no km 22,5, em frente à base da polícia. Na revista aos veículos, os policiais encontraram 50 tabletes de maconha. A PM informou que a droga saiu de São Paulo e seria entregue em Caraguatatuba.
Os três suspeitos que estavam nos dois carros foram presos em flagrante. Eles foram levados para o plantão policial de Jacareí.
Os três suspeitos que estavam nos dois carros foram presos em flagrante. Eles foram levados para o plantão policial de Jacareí.
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Vídeo mostra vereador do RS dizendo que 'negros já estão quase brancos'
Em sessão, Kanelão (PMDB) disse que 'negros já estão saindo com loiras'.
'Eu sempre tive assessor negro', disse vereador ao negar ter sido racista.
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Sindicato quer apuração de cansaço relatado por piloto de Campos
Ele postou que estava 'cansadaço' no Facebook 5 dias antes do acidente.
Categoria pede que Aeronáutica avalie se fadiga causou queda de avião.
O Sindicato Nacional do Aeronautas (SNA) quer que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apure se o cansaço relatado pelo piloto Marcos Martins na internet pode ter sido uma das causas do acidente ocorrido com o avião que caiu em Santos na quarta-feira (13).
A queda do jato Cessna 560 XL matou o candidato à presidência Eduardo Campos (PSB), piloto e co-piloto e quatro membros da campanha do presidenciável. Ao todo, sete pessoas morreram.
O sindicato informou que irá encaminhar ao órgão da Aeronáutica o texto que Martins postou no Facebook se dizendo “Cansadaço”, cinco dias antes do acidente com a aeronave.
“Ainda não sabemos se os pilotos que morreram estavam trabalhando acima dos limites”, afirmou ao G1, Rodrigo Spader, diretor da Secretaria de Regulamentação e Convenção Coletiva do Sindicato Nacional do Aeronautas (SNA).
Em 8 de agosto, Martins escreveu no seu perfil na web: "Cansadaço, voar voar e voar . E amanhã tem mais". O comandante tinha perfil ativo na rede social e fazia comentários com frequência sobre sua rotina e viagens.
Nos últimos meses, Martins também compartilhou fotos das viagens que fez como piloto do presidenciável Campos, relatou saudades da família e, em diversas publicações, lamentou, em inglês, a jornada de trabalho. “Working hard”, escreveu nos dias 1º e 5 de agosto.
“Ainda não sabemos se os pilotos que morreram estavam trabalhando acima dos limites”, afirmou ao G1, Rodrigo Spader, diretor da Secretaria de Regulamentação e Convenção Coletiva do Sindicato Nacional do Aeronautas (SNA).
Em 8 de agosto, Martins escreveu no seu perfil na web: "Cansadaço, voar voar e voar . E amanhã tem mais". O comandante tinha perfil ativo na rede social e fazia comentários com frequência sobre sua rotina e viagens.
Nos últimos meses, Martins também compartilhou fotos das viagens que fez como piloto do presidenciável Campos, relatou saudades da família e, em diversas publicações, lamentou, em inglês, a jornada de trabalho. “Working hard”, escreveu nos dias 1º e 5 de agosto.
Carga de trabalho
Segundo o diretor Rodrigo Spader, do SNA, profissionais envolvidos em campanhas costumam ter rotinas pesadas. “Sabemos que em época eleitoral o piloto voa muito e o dia a dia é bastante cansativo”, disse.
Segundo o diretor Rodrigo Spader, do SNA, profissionais envolvidos em campanhas costumam ter rotinas pesadas. “Sabemos que em época eleitoral o piloto voa muito e o dia a dia é bastante cansativo”, disse.
De acordo com o sindicalista há relatos de que a fadiga pode contribuir para acidentes aéreos. “Existem já exemplos comprovados de acidentes onde a fadiga foi fator contribuinte. Cerca de 20% dos acidentes são decorrentes da fadiga e cerca de 90% o fator humano está presente”, afirmou Spader.
“Um piloto que tem jornadas extensas sem o descanso adequado pode cometer erros de julgamento. É uma questão de fisiologia. Um piloto, aliás, qualquer pessoa, que trabalhe por cinco madrugadas seguidas, que é possível pela nossa lei atual, com certeza não está em suas melhores condições para exercício da sua atividade”, disse o diretor.
Segundo o sindicato, por lei um piloto tem limite de 11 horas de jornada, com 12 horas de descanso. “Estamos em paralelo buscando alterações na legislação de forma a prever estes pontos na lei para aumentar a segurança de voo”, disse o diretor sobre o projeto de lei 434/11.
De acordo com ele, o texto do projeto foi aprovado em primeiro turno na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal. “Este projeto é fundamental para que os níveis de segurança da aviação brasileira sejam aumentados”, afirmou Spader.
“A legislação atual é completamente defasada e em alguns pontos coloca em risco as operações”, concluiu.
Conjunção de fatores
Especialista em segurança e amigo de Martins, Ricardo Chilelli afirmou à equipe de reportagem que ouviu do comandante que ele estava cansado por causa do trabalho.
Especialista em segurança e amigo de Martins, Ricardo Chilelli afirmou à equipe de reportagem que ouviu do comandante que ele estava cansado por causa do trabalho.
"Falei com o Marcos por telefone na terça-feira [12]. Ele estava pousado no Rio e reclamou que estava muito cansado em função da agenda do candidato”, disse Chilelli. "Mas isso por si só não derruba aeronave nenhuma”.
Piloto particular, engenheiro aeronáutico e sócio proprietário da RCI First-Security and Inligente Advicing, empresa de segurança no voo nos Estados Unidos, Chilelli falou que a hipótese mais provável para a queda seja uma conjunção de diversos fatores.
"Todo acidente aéreo é uma conjunção de fatores. Só tem duas exceções: atentado ou ato voluntário. Tirando esses dois, desconheço no mundo que acidente seja uma única razão", disse Chilelli. "Cansaço do piloto pode ter tido participação nisso, assim como o tempo, questão meteorológica, problema mecânico e outras coisas".
Uso de avião
De 6 de junho, início oficial da campanha eleitoral, até quarta-feira, quando o avião caiu em Santos, Eduardo Campos teria percorrido mais de 35 mil quilômetros, passando por quase 40 cidades em 15 estados, segundo levantamento feito peloG1. A equipe de reportagem não localizou assessoria de campanha para confirmar a informação.
De 6 de junho, início oficial da campanha eleitoral, até quarta-feira, quando o avião caiu em Santos, Eduardo Campos teria percorrido mais de 35 mil quilômetros, passando por quase 40 cidades em 15 estados, segundo levantamento feito peloG1. A equipe de reportagem não localizou assessoria de campanha para confirmar a informação.
O Cessna que se acidentou pertencia à empresa AF Andrade Empreendimentos e Participações Ltda. Com 350 horas de voo, estava com a manutenção em dia.
Todas as licenças operacionais do jato prefixo PR-AFA estavam regularizadas, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Mas de acordo com o deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB), líder do partido na Assembleia Legislativa do Paraná, o mesmo jato que caiu em Santos havia apresentado problemas durante decolagem em Londrina, no Paraná, em 16 de junho. Na ocasião, houve um problema de ignição na aeronave.
Na investigação conduzida pelo Cenipa, será analisada a caixa-preta da aeronave que caiu. Nela podem estar os últimos 30 minutos de diálogos na cabine, e conversas com o funcionário de terra da base aérea. Em paralelo, a Polícia Civil apura “eventual crime de homicídio culposo”, sem intenção. A Polícia Federal (PF) também investiga o caso.
O acidente
A Aeronáutica informou em nota que o avião decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, também no litoral. Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.
Moradores disseram ter visto uma bola de fogo no céu. Os destroços atingiram residências do bairro e seis vítimas do acidente que moravam na área onde caiu o avião foram para a Santa Casa de Santos, entre elas duas crianças, duas mulheres e uma idosa. Segundo o hospital, todos passam bem.
A bordo da aeronave (veja como foi a queda do avião), estavam sete pessoas, das quais cinco passageiros (entre eles Campos) e dois tripulantes. Veja a lista dos mortos:
O acidente
A Aeronáutica informou em nota que o avião decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, também no litoral. Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.
Moradores disseram ter visto uma bola de fogo no céu. Os destroços atingiram residências do bairro e seis vítimas do acidente que moravam na área onde caiu o avião foram para a Santa Casa de Santos, entre elas duas crianças, duas mulheres e uma idosa. Segundo o hospital, todos passam bem.
A bordo da aeronave (veja como foi a queda do avião), estavam sete pessoas, das quais cinco passageiros (entre eles Campos) e dois tripulantes. Veja a lista dos mortos:
- Eduardo Campos, candidado à Presidência
- Alexandre da Silva, fotógrafo
- Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor
- Geraldo da Cunha, piloto
- Marcos Martins, piloto
- Pedro Valadares Neto
- Marcelo Lira
- Alexandre da Silva, fotógrafo
- Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor
- Geraldo da Cunha, piloto
- Marcos Martins, piloto
- Pedro Valadares Neto
- Marcelo Lira
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