2014113_policia_rodoviaria_federal_940
Corte afeta serviços de prevenção de acidentes
Divulgação/PRF
Uma contenção de despesas estipulada pelo Governo Federal vai reduzir em 50% o orçamento da Polícia Rodoviária Federal para gastos com o combustível das viaturas, entre outras medidas.
O corte afeta os serviços prestados pela corporação, principalmente nas ações preventivas, utilizadas para coibir as imprudências em trechos conhecidos por apresentar maior taxa de acidentes.
Com a nova determinação, ações como deslocamentos, rondas e patrulhamentos serão comprometidos.
Para o inspetor Marcelo Levy Germano, do trecho de Cachoeira Paulista, da Via Dutra, na prática, o contingenciamento pode implicar no aumento de acidentes causados pela imprudência.
“O trabalho de prevenção fica muito comprometido. Nas rondas que realizamos, abordamos motoristas em situação de embriaguez, motoristas desatentos ou até mesmo cansados. Sem falar que a nossa presença nos pontos conhecidos por apresentar maior índice de acidentes inibe a imprudência”, afirma o inspetor.
Medidas
De acordo com nota divulgada pela PRF, a corporação vai adotar uma série de medidas para se adequar ao novo orçamento.
No Estado de São Paulo, o horário de atendimento ao público na superintendência e nas delegacias será alterado. A partir do dia 10, ele acontecerá das 8h30 às 13h.
As medidas acontecem por 30 dias. Terminado o prazo, haverá uma reavaliação das ações.
Ainda de acordo com a nota, a PRF promete tentar reverter a situação com o governo federal.
“A Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com Ministério da Justiça e Segurança Pública, já está em tratativas com Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para uma célere recomposição do orçamento e consequente reestabelecimento dos serviços e normalização da atuação da instituição.”